Importancia e função das Imunoglobulinas
A importância, o que são e como são produzidas as Imunoglobulinas em nosso organismo?
Imunoglobulinas (Ig) são estruturas glicoproteicas presentes no sistema imunológico, encontradas no plasma sanguíneo, em compartimentos citoplasmáticos, na superfície de algumas células, no líquido intersticial e até mesmo no leite materno e saliva, também conhecidas como anticorpos, onde atuam contra os agentes invasores (como vírus ou bactérias), garantindo a defesa do organismo contra infecções, toxinas, tumores, alergias e doenças autoimunes.
Adquirimos anticorpos desde quando somos fetos e ao decorrer do crescimento os anticorpos vão aumentando em nosso organismo. A produção de imunoglobulinas ocorre após a estimulação dos linfócitos por determinado antígeno (vírus, bactéria, fungos etc). Após a sua produção, os anticorpos começam a interagir com os antígenos para garantir a defesa do corpo. Neste momento também são produzidas células de memória, que ativarão uma resposta imunológica quando o organismo for exposto novamente ao antígeno. Cada anticorpo atua de forma especifica, ligando-se apenas a um determinado antígeno. Ao ligar-se ao antígeno, o anticorpo pode desencadear a sua destruição, sua inativação ou ainda realizar a sinalização para que os leucócitos se movam até o local e realizem a fagocitose.
As imunoglobulinas são denominadas de IgM, IgG, IgA, IgD e IgE diferenciando-se pelas suas propriedades biológicas, localizações funcionais e mecanismos diferentes para a retirada de antígenos do organismo.
Os anticorpos produzidos em laboratórios especializados, são conhecidos como anticorpos monoclonais e possuem especificidade para apenas um determinado epítopo do antígeno. Esta característica distingue os anticorpos monoclonais dos anticorpos policlonais (produzidos pelo organismo), o qual produzem diversas imunoglobulinas para responder a epítopos distintos de uma mesma molécula antigênica. Os anticorpos monoclonais por serem mais específicos geram respostas mais confiáveis para testes diagnósticos.
Como os anticorpos defendem o organismo, foram criadas formas de promover a imunização como o soro e a vacina. A vacina na injeção de antígenos mortos ou atenuados, os quais estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos e células de memória, funcionando como forma de prevenção, sendo que quando o organismo for exposto ao mesmo antígeno novamente, ocorrerá uma resposta imune rápida, impedindo o desenvolvimento da doença.
O soro, consiste na injeção de anticorpos prontos que atacarão imediatamente o antígeno. O corpo não necessita produzir as células de defesa, sendo uma forma de imunização passiva.
As imunoglobulinas são de importância vital ao nosso organismo, por isso é extremamente importante manter uma vida saudável, para preservar e aprimorar o sistema imunológico.