QUAL A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE EM SERVIÇOS LOGÍSTICOS PRESTADOS NA ÁREA DA SAÚDE?
A indústria farmacêutica e a área de serviços para saúde vêm exigindo cada vez mais eficiência, agilidade e qualidade no processo logístico.
Para garantir a segurança e integralidade do produto desde a indústria, que inicia nas Boas Práticas de Fabricação até o consumidor final, o qual finaliza nas Boas Práticas de Dispensação em Farmácias, Hospitais, Clínicas e muitos
outros segmentos, garantindo a eficácia e qualidade do medicamento administrado pelo paciente, onde o processo logístico deve atender em todas as etapas os requisitos necessários desde a aquisição, recebimento, armazenagem, expedição e transporte, o qual deve chegar ao consumidor final com a mesma eficácia e qualidade conforme foi fabricado.
Para garantia de um serviço de qualidade a logística deve manter seus setores integrados e em sincronia, a mão de obra deve qualificada e devidamente treinada. Por isso a importância do profissional farmacêutico trabalhando em conjunto com os gestores responsáveis pelas áreas, capacitando investindo em treinamentos específicos relacionados as atividades exercidas pelo colaborador, baseados nas boas práticas virando uma rotina.
A empresa necessita também dispor de infraestrutura, condizente e adequada conforme a quantidade de estoque, para a correta guarda dos produtos para saúde e medicamentos, contendo principalmente o controle de temperatura e umidade do ambiente e durante o transporte, sendo um dos fatores que mais influenciam na conservação, eficácia e qualidade dos medicamentos e produtos para saúde, respeitando as exigências
legais vigentes estabelecidas pelos órgãos responsáveis como ANVISA, órgãos certificadores e vigilância sanitária local.
A distribuição e logística de medicamentos e produtos para saúde requer cuidados em cada uma de suas etapas, onde alguns pontos passam a ser cruciais para tornar o processo mais eficiente, como citada a importância do profissional farmacêutico, planejamento da rota, controle de temperatura, veículos adequados para o transporte, controle de prevenção de riscos, coleta de dados e etc.
Qualquer erro no meio do processo pode inviabilizar o fármaco ou o produto, causando insatisfação e prejuízo.
Portando o processo de logística envolvendo medicamentos e produtos para saúde é complexo e requer pessoas capacitadas á frente de todas as etapas. Tornando assim o processo eficiente, garantindo a qualidade e o adequado atendimento ao paciente de forma rápida e segura.